Informativos | Injeção Eletrônica
Campo Grande

6 Dicas para melhorar a eficiência do motor a diesel de um carro.

A maioria das pessoas conduz veículos com motores a gasolina, no entanto, nos últimos anos, o motor a diesel tem vindo a ocupar uma posição de destaque no mercado automobilístico mundial. Conheça 6 dicas para melhorar a eficiência do motor a diesel de um carro e faça com que ele tenha uma melhor prestação na estrada.

Apesar dos preços dos combustíveis estarem constantemente a atingir máximos históricos a cada dia que passa, é possível tornar o seu motor a diesel ainda mais eficiente e, com isso, economizar muito mais. Para o fazer com sucesso, é necessário seguir os passos seguintes:

1. OPTAR PELA UTILIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEL BIODIESEL

O combustível biodiesel tem sido apontado como uma das alternativas mais ecológicas e é cada vez mais apreciado por todos os automobilistas. A sua utilização permite uma redução drástica das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, o que reduz substancialmente a pegada de carbono da sua viatura. Se pretender, é possível fazer o seu próprio biodiesel, no entanto, deve ter em consideração que este tipo de combustível não lhe permite fazer o mesmo número de quilómetros do diesel comum. Ambos possibilitam um ótimo desempenho na estrada, contudo, o biodiesel pode ter uma eficácia mais baixa quando comparado com o gasóleo.

2. EVITAR O ARRASTAR DO AUTOMÓVEL

O arrastar de um carro pode ter efeitos negativos sobre a eficiência do combustível num motor a diesel. Uma das maiores causas de arrasto está relacionada com a condução de um automóvel com os vidros abertos, especialmente quando este viaja a uma velocidade superior a 55 km/h. Ao fazê-lo, estará a criar uma maior resistência ao andamento natural do veículo, principalmente se existir mais do que uma janela aberta. Para reduzir os níveis de consumo de combustível, opte por conduzir a sua viatura com a janela ligeiramente aberta, uma vez que isso é suficiente para criar uma brisa ligeira e refrescante.

3. UTILIZAR O MENOS POSSÍVEL O AR CONDICIONADO

A condução de um automóvel com o ar condicionado ligado, implica que o motor a diesel tenha um desempenho menos eficiente. Esta situação acontece porque o motor do automóvel é forçado a distribuir a sua potência para a circulação do veículo e para o funcionamento de outros componentes, como por exemplo o ar condicionado. Em vez disso, se pretender, pode ligar o ventilador no frio para que não exista uma dispersão do poder do motor a diesel.

4. VERIFICAR A PRESSÃO DOS PNEUS

Todos os automóveis apresentam um melhor desempenho na estrada quando os pneus estão corretamente calibrados. Como tal, deve utilizar um calibrador de pneus para verificar a pressão dos mesmos e comparar os resultados com a informação que consta no manual do fabricante. É muito importante realizar uma revisão periódica de um automóvel e das suas peças constituintes e o verificar da pressão dos pneus é um dos aspetos mais importantes a ser realizado. Ao fazê-lo estará a zelar pela sua segurança e pela eficiência do motor do automóvel, o que lhe vai permitir percorrer um maior número de quilómetros com o mínimo de desgaste.

5. APRENDER BONS HÁBITOS DE CONDUÇÃO

Um dos fatores que mais afeta a eficiência de um motor diesel é a forma de condução de cada automobilista. Ao desenvolver bons hábitos de condução, aumenta consideravelmente a eficácia de um motor a diesel e melhora a média de consumo de quilómetros por litro. Dos bons hábitos de condução que deve realizar, destacam-se os principais:

  • Não realizar acelerações ou travagens súbitas, uma vez que estas conduzem ao aumento do consumo de combustível;
  • Utilizar corretamente a caixa de velocidades e utilizar a marcha mais adequada à velocidade a que o seu veículo transita;
  • Encontrar uma velocidade regular de cruzeiro e manter-se fiel a ela.

6. COLOCAR ADITIVOS NO COMBUSTÍVEL

A colocação de aditivos no combustível permite aumentar a eficácia de um motor a diesel. Esta é uma prática muito comum, especialmente se o combustível a diesel for de má qualidade. Por exemplo, ao adicionar querosene, estará a melhorar a média de quilómetros por litro efetuada pelo seu veículo e, ao mesmo tempo, estará a reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Tenha em consideração que antes de comprar qualquer tipo de aditivo, deve realizar uma pesquisa exaustiva para ter a certeza que realmente funciona, pois só assim conseguirá retirar o máximo desempenho da sua viatura.